Os periféricos de computador podem ser classificados de acordo com a direção do fluxo principal de data: input, output, mixed.Algumas bibliografias incluem outras categorias, como armazenamento, comunicação, que podem ser incluídas na categoria "mista".
Nos dispositivos de entrada, o fluxo principal de os dados vão do dispositivo para o computador: mouse, teclado.
Nos dispositivos de saída, o fluxo principal de dados vai do computador para o dispositivo: impressora, tela.
Em vez disso em dispositivos misturados ou periféricos (ou entrada e saída), o fluxo de dados principal é bidirecional.
Exemplos de periféricos mistos ou dispositivos de entrada e saída
Por exemplo, discos rígidos, unidades de disquete, unidades de fita magnética, gravador de leitores s CD/DVD, unidades ZIP, unidades flash, placas de rede, modems, placas de captura/saída de vídeo, etc.
A tela de toque é um dispositivo considerado misto, pois Além de exibir informações e dados (saída), ele pode atuar como um dispositivo de entrada de dados (substituindo, por exemplo, as funções do mouse).
Também nesta categoria estão fotocopiadoras e impressoras multifuncionais, como os dois periféricos podem digitalizar, imprimir e fotocopiar.
De qualquer forma, de acordo com as bibliografias consultadas, existem outras classificações de periféricos, como periféricos de comunicação, periféricos de armazenamento etc., e muitos dos periféricos misturados também podem inserir essas classificações.
Para obter mais informações, leia: Periféricos de computador.
Uma impressora multifuncional é um periférico misto ou periférico de entrada/saída.
Terminologia relacionada
• Periférica
• Periférica Entrada
• Saída periférica
• Hardware
Comentários
Postar um comentário