O hipertexto é um texto estruturado que utiliza links lógicos (chamados hiperlinks) entre nós que contêm texto.HTTP é o protocolo para troca ou transferência de hipertexto.
O HTTP é responsável por processar e responder a solicitações para exibir uma página da Web.Também serve para enviar informações adicionais, como envio de formulários com mensagens etc.
Após a conclusão da transação, o HTTP não salva nenhuma informação sobre ela, portanto é considerado um protocolo "sem estado".Para salvar as informações entre diferentes solicitações , os webmasters costumam usar cookies ou etapas de parâmetros.
O protocolo HTTP geralmente usa a porta 80.
O HTTP é baseado no modelo cliente-servidor, em que um cliente HTTP (um navegador, por exemplo) abre uma conexão e faz sol O servidor responde à solicitação com um recurso (texto, gráficos etc.) ou uma mensagem de erro e, finalmente, a conexão é fechada.Uma das mensagens de erro HTTP mais famosas é 404 Não encontrado (não encontrado).
O desenvolvimento do HTTP iniciado por Tim Berners-Lee no CERN em 1989.O desenvolvimento dos padrões HTTP foi coordenado pela Internet Engineering Task Force (IETF) e pelo World Wide Web Consortium (W3C).), culminando na publicação da chamada RFC (Solicitações de Comentários), são documentos que descrevem vários aspectos da operação da Internet e de outras redes de computadores, como protocolos, procedimentos etc.
A primeira definição foi O HTTP/1.1, publicado na RFC 2068 em 1997, e depois substituído pela RFC 2616 em 1999.
Seu sucessor, HTTP/2, foi publicado em maio de 2015, atualmente é suportado pela maioria dos navegadores e servidores da web.
Nos últimos tempos, o Google e outras empresas promovem (e praticamente forçar) sites a mudarem para a tecnologia HTTPS.
Operação HTTP geral
No modelo cliente-servidor, o HTTP funciona como um protocolo de solicitação-resposta.O caso típico é o navegador da Web (o cliente em um computador) e o site hospedado em um servidor.
O cliente envia uma mensagem de solicitação HTTP (ou solicitação ou solicitação) ao servidor.O servidor, que fornece recursos como arquivos HTML e outro conteúdo da Web, retorna uma mensagem de resposta ao cliente.
Essa resposta contém informações sobre o status da solicitação e também pode ter conteúdo no corpo da mensagem.
As mensagens HTTP são texto sem formatação, o que a torna mais legível e fácil de depurar.Isso tem a desvantagem de gerar mensagens mais longas.
O navegador da Web é um exemplo de um agente de usuário (agente de usuário ou UA).Outros tipos de agente de usuário podem ser os rastreadores da Web que usam Mecanismos de busca na Internet para indexar conteúdo, aplicativos móveis e qualquer outro software que acesse ou exiba conteúdo da Web.
O HTTP foi desenvolvido para permitir que elementos de rede intermediários melhorem ou permitam a comunicação entre clientes e servidores.Por exemplo, sites de alto tráfego geralmente se beneficiam de servidores de cache que fornecem conteúdo em vez do servidor para acelerar o tempo de resposta.
Os navegadores da Web também armazenam em cache os recursos da Web acessados anteriormente para reutilize-os e, assim, carregue-os mais rapidamente, reduzindo o tráfego de rede.
HTTP é um protocolo de camada de aplicativo projetado dentro da estrutura do Internet Protocol Suite (TCP/IP), onde sua definição implica um protocolo de camada de transporte (geralmente TCP).Embora o HTTP possa ser adaptado para outros protocolos, como SSDP ou UDP (no HTTPU, por exemplo).
Os recursos HTTP são identificados e localizados em uma rede usando endereços URLs, usando os esquemas http e https URI
Os URIs e hiperlinks em um documento HTML formam os documentos de hipertexto interligados.
HTTP/1.1 é uma revisão da versão original do HTTP (HTTP/1.0).No HTTP/1.0, é feita uma conexão separada com o mesmo servidor sempre que um recurso é solicitado.No HTTP/1.1, uma conexão pode ser reutilizada várias vezes para fazer o download de imagens, scripts, arquivos CSS, etc.após a página html ter sido Portanto, as comunicações HTTP/1.1 sofrem menos latência.
Versões HTTP
-1991: A versão HTTP 0.9, suporta apenas o comando GET.Dentro da própria solicitação A versão HTTP não está especificada, nem o cabeçalho.Também não suporta o método POST.
-Maio de 1996: HTTP/1.0, a versão HTTP está especificada na solicitação, permite os métodos GET, HEAD e POST.Ainda é usado, geralmente em servidores proxy.
-junho de 1999: HTTP/1.1, as conexões persistentes foram ativadas por padrão, funcionando corretamente com proxies.Permite ao cliente enviar várias solicitações ao mesmo tempo usando o mesma conexão (pipelining), permitindo reduzir a latência (atraso de ida e volta) de cada solicitação.É a versão mais usada hoje.
-2000: HTTP/1.2: os primeiros rascunhos desta versão foram a partir de 1995, onde o protocolo de extensão de protocolo, PEP abreviado, é proposto para HTTP.O W3C os criou e foi enviado à IETF.Fevereiro de 2000.
-Maio de 2015: HTTP/2.Comece a escrever em 2012.O básico continua inalterado em relação à versão anterior.As melhorias estão concentradas no empacotamento de dados e no Por exemplo, adicione o uso de uma única conexão, compactação de cabeçalhos e também o serviço de envio do servidor (forma de comunicação na qual a solicitação de envio se origina do servidor, em oposição à tecnologia pull, na qual o solicitação origina-se do cliente).
A RFC 2145 descreve o uso de números de versão HTTP.O cliente informa ao servidor no início da solicitação a versão que ele usa e o servidor usa o mesmo ou o anterior em sua resposta.
Códigos numéricos de resposta HTTP
O servidor da Web responde a cada solicitação com um código de resposta que pode ser:
-1xx: respostas informativas, indicando que a solicitação foi recebida e está sendo processada.A mais comum é 100.
-2xx: respostas corretas, onde indica que a solicitação foi processada corretamente.O típico é 200 (OK).
-3xx: redirecionar respostas, indica que o cliente deve executar mais ações para finalizar essa solicitação.
-4xx: Erros causados pelo cliente, em que indica que ocorreu um erro enquanto a solicitação estava sendo processada, provavelmente porque o cliente fez algo errado, geralmente porque a URL está incorreta, que é o erro mais comum, 404.Além disso, é proibido o 403-Proibido (proibido).
-5xx: Erros causados pelo servidor, isso indica que ocorreu um erro ao processar a solicitação devido a uma falha no servidor.pt-500 Erro interno do servidor.
Exemplo de caixa de diálogo HTTP
HTTPS
HTTPS é uma variante criptografada usando SSL.
Para mais informações, consulte: HTTPS.
Alteração do Google para HTTPS
Leia: Por que o Chrome agora menciona sites não seguros?
Tecnologias e protocolos de rede *
Nível de aplicativo
DNS, FTP, HTTP, IMAP, IRC, NFS, NNTP, NTP, POP3, SMB/CIFS, SMTP, SNMP, SSH, SSH, Telnet, SIP...
Nível de apresentação
ASN.1, MIME, SSL/TLS, XML...
Nível da sessão
NetBIOS...
Nível de transporte
SCTP, SPX, TCP, UDP...
Nível de rede
AppleTalk, IP, IPX, NetBEUI, X.25...
Nível de link
ATM, Ethernet, Frame Relay, HDLC, PPP, Token Ring, Wi-Fi, STP...
Nível físico
Cabo coaxial, fibra óptica, par trançado, micro-ondas, rádio, RS-232...
* Seguindo o modelo OSI
Perguntas? Você precisa de mais informações?
Escreva e nós responderemos ao seu email
Comentários
Postar um comentário