Essa classificação serve para distingui-los de computadores portáteis, como notebooks ou PDAs, ou computadores maiores, como mainframes..
Também é chamado: computador de mesa ou computador de mesa, na Espanha.
Esses computadores não podem se mover facilmente da sua localização e geralmente requerem uma central de suporte.A configuração mais típica de um computador de mesa é: gabinete, monitor, teclado, mouse e alguns periféricos como impressora Atualmente, tudo em um que combina o gabinete e o monitor de tela plana, tornando-os um pouco mais portáteis.
Os computadores de mesa tornaram-se muito populares nas décadas de 1980 e 1990, utilizados tanto em escritórios quanto em casa.Eles começaram seu declínio em 2000, substituindo mais dispositivos portáteis, como notebooks, tablets e smartphones s.
Componentes de um computador de mesa
Os componentes de um computador podem ser basicamente divididos em dois:
-Hardware
-Software
• Consulte: Componentes de um computador (computador)
• Consulte: Periféricos de computador
Histórico de computadores de mesa
Os primeiros computadores tinham o tamanho de uma sala inteira, é claro que não podiam ser classificados como "desktop".Depois vieram os minicomputadores, do tamanho de uma geladeira, alguns escritórios de grandes empresas possuíam esses computadores.
Nos anos 60, havia computadores/calculadoras programáveis, como o Programma 101 (1965), do tamanho de uma máquina de escrever, que cabia em uma mesa.
Nos anos 70, eles também foram introduzidos outros modelos que poderiam ser programados no BASIC: eram pequenas versões de minicomputadores que tinham um pequeno display de LED de uma linha que mostrava caracteres alfanuméricos.gráficos gráficos usando uma plotadora.
Calculadora programável Hewlett-Packard Modelo 9830-CreativeCommons License
Foi realmente na década de 1980 que os computadores de mesa estavam eles se tornaram o tipo dominante, sendo os mais populares os IBM PCs, seguidos pelo Apple Macintosh e pelo Commodore Amiga (este último declinando sua popularidade no início dos anos 90).
Os primeiros computadores desktop, como o IBM Computador Pessoal de 1981, foram encapsulados em um gabinete que se encaixava perfeitamente em uma mesa, orientado horizontalmente e com a tela CRT em cima deles.
IBM Personal Computer modelo 5150-CreativeCommons License
Na década de 1990, os computadores de mesa se tornaram cada vez mais acessíveis e o gabinete do monitor foi separado.Neste caso, o gabinete (o gabinete da torre vertical começou a aparecer) poderia localizados no chão, embaixo da mesa, cada vez mais poderosos, os monitores mais polegadas e até os monitores LCD planos estavam chegando.
Os laptops da época eram muito caros e o monitor LCD tinha um ângulo de visão muito curto.
No meio de Na década de 2000, os laptops começaram a se tornar muito populares e a compra de computadores de mesa começou a declinar.
Em 2007, foram vendidos 109 milhões de notebooks, um aumento de 33% em relação ao ano anterior.Em 2008, havia 145,9 milhões de notebooks, em 2009, 177,7 milhões e o terceiro trimestre de 2008 foi a primeira vez na história em que mais notebooks foram vendidos do que computadores de mesa em todo o mundo (38,6 milhões).notebooks versus 38,5 milhões de PCs.) A tendência continua a aumentar.
Alguns analistas sugerem que as vendas de computadores estão intimamente relacionadas ao sistema operacional Windows.eles estavam indo para diminuir as vendas desses computadores, provavelmente porque as pessoas não sentiram a necessidade de alterá-los/atualizá-los.O Windows Vista e o Windows 8 são os exemplos mais claros desse fenômeno.
A tendência de queda nas vendas de desktops também se deve a substitua-os por outros dispositivos mais portáteis e mais pessoais, como notebooks, netbooks, tablets e smartphones.
Computadores multifuncionais
iMac, multifuncional computadores
all-in-one (todos em um), que agrupa o monitor com o gabinete de processamento, já existia no início dos anos 80, como o Kaypro II, Osborne 1, TRS-80 Modelo II e Compaq Portable, tanto o Commodore quanto o Atari incluíam a placa-mãe do computador no teclado, e geralmente eles estavam conectados a uma televisão.Eu também fiz vários modelos all-in-one, como o Macintosh original de meados dos anos 80 e o iMac no final dos anos 90 e início dos anos 2000.
No início de 2000, a maioria dos computadores multifuncionais usava uma tela plana e começou a incluir telas multitoque.
Em geral, tanto o multifuncional quanto os notebooks são mais complicados do que estender ou personalizar componentes em comparação com computadores desktop clássicos.
Perguntas? Você precisa de mais informações?
Escreva e nós responderemos ao seu email
Comentários
Postar um comentário